top of page

A nova onda do investidor: ESG

  • Foto do escritor: Roberta Queli
    Roberta Queli
  • 3 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de set. de 2021

Como identificar empresas comprometidas com a agenda ESG e fugir de greenwashing




Sabe-se que as empresas tendem a seguir parâmetros para investimentos, bem como analisar diferentes riscos e retornos e é assim que se avalia o potencial investidor de uma empresa. Entre os fatores que podem influenciar a tomada de decisões se encaixa a avaliação ESG. Mas o que significa essa sigla?


Do acrônimo em inglês Environmental, Social and Governance, em tradução livre para o português significa Ambiental, Social e Governança ou ASG

Basicamente, o intuito da agenda ESG é desenvolver e implementar modelos de negócios que alinhem lucro, impactos positivos e responsabilidade social, sendo um processo que norteia a tomada de decisões por parte de investidores. Nesse ínterim, os critérios ESG culminam em transparência de informações e servem de respaldo para investidores, se tornando um mitigador de riscos.

Mas como acompanhar e monitorar uma agenda ESG? Graças ao meio digital, informações são veiculadas e compartilhadas de modo muito rápido e dependendo do cunho da notícia o impacto é avassalador, especialmente em casos negativos. Portanto, não basta se posicionar a favor dos compromissos ESG, é preciso vivenciar esse plano, buscar soluções, ouvir colaboradores e construir um bom relacionamento com investidores. E o mais importante: garantir que a gestão da empresa esteja alinhada com esses propósitos.


Vale a pena acreditar?


No Brasil, uma empresa que assumiu compromissos da agenda ESG foi a Vale, responsável pelo desastre ambiental de Brumadinho ocorrido em janeiro de 2019 devido ao rompimento de uma barragem, evento sem precedentes que causou centenas de mortes e degradação ambiental irreversível. Após perder valor, a empresa conseguiu se restabelecer com o crescimento das ações, registrando um lucro líquido de R$40 bilhões no 2º trimestre de 2021. Mas ainda existem pendências que podem prejudicar os índices ESG da empresa, pois não houve conciliação entre a mineradora e as autoridades, nem ao menos indenização aos familiares das vítimas, apesar de reparação ser um dos compromissos assumidos pela empresa.

Pode ser que a agenda ESG não abranja todas as empresas, mas é inegável a sua importância futura. É preciso ir além do imediatismo para atender às demandas da sociedade, valorizando a diversidade, preservando recursos e promovendo um legado positivo.


Comments


Receba atualizações

Feito!

© 2023 Pormenores. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page